PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Reativado Conselho das Pessoas com Deficiência

Defesa dos direitos das pessoas deficientes em Teresópolis

Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Teresópolis - Foto: Divulgação
Teresópolis, 09/10/2019 -
Na segunda, dia 07/10, foi definida a nova composição do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Teresópolis.

O órgão tem a finalidade de definir políticas para promover a defesa e garantia dos direitos das pessoas deficientes em Teresópolis.

Foram eleitos cinco conselheiros, além das três entidades que vão representar seus assistidos: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Instituição Teia e ASSIND (Associação Síndrome de Down).

Representando as pessoas com deficiência, o conselho vai contar com Diogo Trindade, que tem Síndrome de Down. Também farão parte Cristiane Rocha, Eliete Lucena, Michelle Oliveira e Pâmela Canabal.

A eleição aconteceu durante um Fórum no Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron, representantes da sociedade civil, de ONGs da cidade e de demais secretarias da Prefeitura.

A presidente do Conselho, Cristiane Rocha, comentou sobre a importância das políticas públicas para inserir as pessoas com deficiência na sociedade: “Eu tenho um filho deficiente que tem 20 anos. É uma fase nova, porque a gente pensa muito na fase da escola, mas e agora? Como inserir essa pessoa no mercado de trabalho, por exemplo? Tem três meses que eu gravei um áudio do meu filho falando sobre o quanto ele queria trabalhar, casar, ter filhos… Então a gente precisa da participação dos pais para que eles tenham voz e consigam ser inseridos na comunidade. Eles podem ir muito além, basta que a gente dê asas pra eles voarem os voos que quiserem”.

Jaron destacou a importância dos conselhos para a cidade: “O primeiro compromisso dos conselhos é fazer com que o cidadão seja presente, ativo e comprometido na sociedade. Porque as coisas só vão melhorar quando todos exercemos nosso verdadeiro de papel, que é sim de cobrar, mas também de participar, atuar e agir junto com o poder público. Este era o último conselho que faltava ser reestruturado, e agora a gente completa essa missão. Estamos muito felizes e confiantes que vamos trazer muitas conquistas para Teresópolis”.

A Mesa Diretora também foi eleita durante a reunião, e vai contar com a assistente social Cristiane Rocha como presidente, e a advogada Pâmela Canabal como vice. Já o cargo de primeira secretária ficou com Michelle Oliveira, do grupo Mães Especiais de Teresópolis, enquanto Ana Esteves, assistente social e servidora pública, ficou como segunda secretária.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui