PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Região Serrana quer produzir mais cerveja artesanal

Arranjo Produtivo Local discutido em Teresópolis

Encontro para definir a implantação do Arranjo Produtivo Local - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 03/10/2019 -
Teresópolis sediou na terça-feira, 1º/10, encontro para definir a implantação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região Serrana de Cervejas Artesanais.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Firjan e outras entidades, que visam potencializar as indústrias locais de cerveja com o objetivo de aumentar a produção e, dessa forma, fomentar a economia local, gerando emprego e renda.

O evento, que contou com a participação do Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, reuniu representantes das prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo e Guapimirim, da Emater, Firjan, Sebrae, e Unifeso, além da presença de muitos cervejeiros da região.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Vinícius Oberg, lembra que Teresópolis é hoje a cidade que mais emprega no setor. “Essa iniciativa do Estado é muito bacana porque agrupa e organiza toda a cadeia produtiva da indústria cervejeira, contribuindo para a geração de empregos e novos negócios”, disse Oberg.

Arranjo Produtivo Local

O APL é composto por um conjunto de empresas de um segmento produtivo, localizadas na mesma região, trabalhando de forma cooperada e sinérgica. O ato simboliza o reconhecimento, por parte do Estado, da importância do setor para a economia local.

A ideia é reunir as demandas dos empresários para que seja feito um estudo sobre quais são os impasses para o desenvolvimento do setor. O passo seguinte é traçar um plano estratégico para resolvê-los e facilitar o ambiente de negócios. Uma das possíveis ações é firmar parcerias com bares, restaurantes e supermercados para estimular o consumo dos produtos fabricados na região.

Em todo o Rio de Janeiro, o segmento de microcervejarias cresce de forma consistente. O número de empresas registradas, com estrutura própria, saltou de 12 em 2011 para 57 em 2017.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui