PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis em projeto de combate à hanseníase

Equipes participam de treinamento em Nova Friburgo

Pacientes aguardam atendimento - Foto: Divulgação
Teresópolis, 11/09/2019 -
Desde a segunda, 09/09, equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e dos Postos de Saúde da Família do Alto, do Rosário e de Vargem Grande participam de treinamento na carreta do Projeto 'Roda-Hans', em Nova Friburgo.

Os profissionais participaram de oficinas de capacitação. Na parte prática da qualificação, eles integraram a equipe da carreta, sob a supervisão de especialistas, prestando atendimento à população até quarta-feira (11/09).

Iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, o projeto consiste em uma carreta com consultórios e laboratório, que começou a circular em 5 de agosto, Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.


A meta é percorrer 19 municípios fluminenses até o fim do mês, conscientizando a população sobre a doença, combatendo o preconceito associado à enfermidade e alertando para a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente existem 1.305 pacientes em tratamento no estado do Rio de Janeiro. A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa e crônica que ataca principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos, podendo levar à incapacidade física. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele, com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença tem cura, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS, dura entre seis e doze meses e pode ser realizado em casa, com o apoio da família.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui