PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis terá 1.000 vagas para cursos de formação

Financiados pelo Fundo de Assistência Social

Cursos profissionalizantes - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 05/04/2019 -
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis, em parceria com a Secretaria de Trabalho, conquistou vagas em dois programas de cursos profissionalizantes.

A meta é oferecer cerca de mil vagas para jovens em vulnerabilidade social, por meio do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e do Sistema Firjan SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

“A prioridade é qualificar a população desempregada que, por muitas vezes, não consegue se inserir no mercado de trabalho e gerar renda por falta de qualificação. E o segundo impacto desta iniciativa é a melhoria da qualidade dos serviços para Teresópolis de maneira geral, beneficiando toda a sociedade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.

Em reunião ordinária nesta quinta (4/04), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS-TE) aprovou, por unanimidade, o uso de R$ 900 mil do Fundo Municipal de Assistência Social para bancar as capacitações. “É um recurso que será disponibilizado para a preparação de 600 pessoas em condições de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. É como o previsto pelo Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho)”, relatou Margareth Rosi, presidente do CMAS-TE.

Ela se refere ao programa instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social, implementado em parceria com as Secretarias de Assistência Social dos municípios e DF. Estes se responsabilizam pela mobilização, encaminhamento e acompanhamento dos usuários em situação de vulnerabilidade ou risco social, para ações de inclusão produtiva no mundo do trabalho.

Nesta quarta (4/04), equipe do SENAC apresentou a sua proposta de cursos gratuitos, com 600 vagas, entre eles, de técnicas de manicure e pedicure, de maquiagem e de cabeleireiro, jardinagem, paisagismo e arranjos florais. “Nossa proposta de capacitação tem foco na empregabilidade, de acordo com a vocação do município”, comentou Pedro Teixeira, superintendente de operações do SENAC Rio. Em breve, será marcada a apresentação dos cursos e vagas que serão oferecidos pelo Sistema Firjan SENAI.

Segundo o secretário Marcos Jaron, será criada uma comissão para acompanhar os projetos. “É um ganho verdadeiro para a cidade, conquistado em parceria com a sociedade civil organizada. Prova de que a Gestão Municipal divide com a sociedade a responsabilidade da gestão dos recursos públicos”, concluiu Jaron.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui