PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Estudo aponta dificuldades estruturais da Prefeitura

Sugestões de ações para melhoria da gestão pública

Levantamento apontou as principais dificuldades - Foto: Jorge Maravilha
Teresópolis, 24/07/2018 - Um levantamento externo, apontou as principais dificuldades financeiras e estruturais dentro da Prefeitura de Teresópolis.

O foco deste estudo foram algumas secretarias estratégicas nas áreas de arrecadação, fiscalização e prestação de serviços à população. Entre as principais fragilidades, foram apontados o risco da paralisação da prestação de serviços em diversas áreas por conta do atraso no pagamento dos fornecedores devido à queda da arrecadação municipal.

Apontadas também, a precariedade do monitoramento de contratos e fiscalização dos valores pagos aos prestadores de serviço, além da perda de projetos e recursos encaminhados ao Município através de emendas parlamentares.

Por conta deste cenário, foram sugeridas ações operacionais e estruturantes a serem postas em prática em 30 e em 100 dias pela Gestão Municipal. O diagnóstico foi feito a convite da entidade sem fins lucrativos MBC (Movimento Brasil Competitivo). Por conta deste convite, técnicos da empresa de consultoria e gestão EloGroup estiveram em Teresópolis. Durante encontro realizado com o time de Secretários e Subsecretários municipais, foi apresentado o resultado do diagnóstico realizado nas contas públicas municipais.

Os consultores Antonia Tourinho, Daniel Barros e Raquel Flexa avaliaram as secretarias de Administração, Agricultura, Controle Interno, Educação, Fazenda, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Planejamento e Saúde.

Sem custos

“Viemos a Teresópolis, a convite do MBC, para este apoio pro bono (sem custos para os cofres públicos) de diagnóstico de transição na gestão do novo prefeito e focamos em algumas pastas consideradas críticas do ponto de vista de continuidade dos serviços para a população. Fizemos entrevistas com os secretários para identificar riscos iminentes em suas pastas, ações em andamento e as prioridades a serem encaminhadas. Compilamos tudo no material apresentado, juntamente com diagnósticos financeiros que pegamos de bases públicas pra fazer essa análise”, explicou Daniel Barros.

“O MBC presta consultoria e faz análise de risco de municípios e estados brasileiros e nos foi oferecida uma ajuda pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, para identificar os processos que estão em risco, nos auxiliando durante a transição da gestão. A proposta foi mapear alguns pontos importantes que precisam ser tratados nessa transição para que cada secretaria tenha um foco de atenção na nossa meta de obtermos uma gestão pública eficiente”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui