Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis firma parceria na saúde com a Feso

Cooperação gera estágios e amplia serviços no SUS

Evento de assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde - Foto: PMT
Teresópolis, 30/06/2016 -
A Secretaria de Saúde de Teresópolis e a FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos assinaram nesta terça, 28/06, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde - Coapes.

O convênio de cooperação garante estágio para os alunos dos cursos da área de saúde do Unifeso - Centro Universitário Serra dos Órgãos. Os acadêmicos passam a atuar de forma supervisionada na rede pública, atendendo a população com serviços de promoção e prevenção em saúde pública.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, diretores, professores e alunos dos cursos de formação em saúde da instituição.


Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Teresópolis é o primeiro município da Região Serrana a oficializar a parceria, que tem diretrizes publicadas pelos Ministérios da Saúde e de Educação, dentro do programa federal Mais Médicos. “Essa parceria através do Coapes vai fortalecer os cadastramentos na rede de atenção básica e a busca de alguns programas, como diabetes, hipertensão e de saúde da mulher. Para a secretaria é de suma importância porque com o convênio contribuirá para a qualificação dos futuros profissionais”, destacou o Secretário de Saúde.

Outro ponto positivo do contrato é o fortalecimento da parceria entre a instituição de ensino e a rede pública de saúde. “A importância dessa cooperação é definir uma parceria entre a rede SUS e os centros formadores em saúde. A intenção do convênio é qualificar a rede SUS, é elencar um conjunto de atividades, de ações e de políticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de atenção à comunidade”, concluiu o diretor geral da FESO, Luis Eduardo Tostes.

Para Manoel Pombo, coordenador e professor do curso de Medicina, o convênio é fundamental para o aprimoramento da formação profissional. “Na educação em saúde o ensino da prática é o grande formador. Quanto mais inserções no campo da prática médica, melhor qualificados os profissionais da área de saúde. E esse processo estruturado se traduz em benefícios para o serviço prestado”.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui