Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Oficina do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

População aponta deficiências e dá sugestões

Secretário de Meio Ambiente Eduardo Niebus - Foto: Marcelo Roza
Teresópolis, 16/12/2015 -
Foram realizadas nestas segunda e terça, dias 14 e 15/12, mais duas oficinas comunitárias participativas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis.

Nesses encontros, moradores da cidade e do interior foram chamados a apontar deficiências e sugerir ações para resolver questões relacionadas ao destino do lixo no Município.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Niebus abriu a reunião, as oficinas foram conduzidas pelos engenheiros ambientais Marcos Bonsatti e Maycon Pedotti, da equipe técnica da Alto Uruguai Soluções Ambientais. Eles apresentaram as etapas de elaboração do documento e coletaram as sugestões dos participantes, relacionadas à coleta do lixo doméstico, de saúde, de limpeza urbana e de construção civil. Também foram apontadas questões relativas ao acondicionamento de detritos, separação do lixo reciclável, locais e horários mais indicados para recolhimento, entre outras.

Fases do Plano

A produção do plano é dividida em sete fases, que são chamadas de produtos: legislação preliminar, caracterização do município, diagnóstico, prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese. Entre as etapas, são realizadas as oficinas de consulta à população.

“Cada produto elaborado é entregue a uma comissão de acompanhamento, formada por equipe técnica da Prefeitura, que avalia o produto e envia para análise da Caixa Econômica, que é o órgão financiador. A Caixa repassa para os apontamentos da Agevap. Sem esse processo não é possível partir para as próximas etapas”, explicou Marcos Bonsatti, acrescentando que o material está disponível para consulta no site www.agevap.altouruguai.eng.br/teresopolis .

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui