Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Câmara apura problemas no Hemonúcleo Teresópolis

Instituição está sem captar sangue desde o início de novembro

A diretora Jéssica Campos - Foto: AssCom CMT
Teresópolis, 18/11/2015 -
A Câmara de Teresópolis recebeu na manhã desta terça, 17/10, durante Sessão Ordinária, a responsável pelo Hemonúcleo de Teresópolis Jéssica de Souza Campos.

A hematologista elencou todas as dificuldades de manutenção da estrutura técnica do setor, que está sem captar doação de sangue desde o início do mês de novembro.

Segundo Jéssica Campos, o Hemonúcleo Teresópolis é referência na qualidade da equipe técnica, no procedimento dentro das normas exigidas por diversos órgãos, no entanto, teve que suspender o atendimento por falta de equipamentos e segurança no manuseio e armazenagem do sangue coletado.

“É um impacto nossa unidade estar fechada”, alertou a médica aos transtornos causados não somente à cidade, mas a outros municípios. O Hemonúcleo Teresópolis é a única unidade que produz todas as bolsas do SUS da Região Serrana e atende municípios como Nova Friburgo, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, São Jesus do Itabapoana e até mesmo Rio de Janeiro (Capital).

Questionamentos

Ao ser questionada pelo vereador Dr. Antônio Francisco (PP), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, sobre os gastos em atender outros municípios, a diretora do Hemonúcleo alegou que já tentou obter informações sobre o faturamento desses pactos intermunicipais. 'Até hoje não consegui saber exatamente como funciona o repasse de verbas que Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto fazem a Teresópolis', comentou Jéssica Campos explicando que todos os municípios repassam verba dependendo da demanda.

'Outro questionamento que faço é por que a bolsa de sangue do SUS do Hospital São José é fornecida por um banco de sangue privado. O Hemonúcleo tem sangue só para fornecer para outros municípios que não são de minha responsabilidade e, ao mesmo tempo, nós, moradores de Teresópolis, pagamos para o banco de sangue terceirizado as bolsas SUS do Hospital São José', reclamou a diretora.

Entres outros problemas relatados: falta de um gerador de energia, a unidade não tem ar condicionado, falta de reagentes e falta da coleta do lixo infectante, ou seja, o sangue contaminado não é recolhido há pelo menos dois meses. “A Câmara de Vereadores pode pensar numa emenda ao orçamento de 2016 para garantir o funcionamento do Hemonúcleo com segurança”, sugeriu o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL).

“O secretário de Saúde tem que agir e ver estas falhas que estão acontecendo”, afirmou o vereador Dr. Habib (PMN).

Portal Terê - Com informações da AssCom CMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui