Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Prefeito se reuniu com  aposentados e pensionistas

Mais de cem pessoas acompanharam as explicações

Aposentados e pensionistas - Foto: Marcelo Roza
Teresópolis, 18/11/2015 -
O prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, se reuniu nesta terça, 17/11, com os aposentados e pensionistas do município, acompanhado pela secretária municipal de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros. Mais de cem pessoas acompanharam as explicações, no Teatro Municipal.

Iniciados no último dia 9, os encontros têm a finalidade de apresentar à categoria o levantamento da situação orçamentária e financeira do município, esclarecendo os motivos que vêm obrigando a Administração Pública a pagar os salários de ativos e inativos de forma escalonada.

Novamente, o prefeito reafirmou o compromisso de priorizar o pagamento dos salários de todo o funcionalismo público, de acordo com o cronograma de repasses estaduais e federais.

Yára exibiu o demonstrativo que retrata a real situação encontrada pelo prefeito Márcio Catão no dia 30 de outubro, e as medidas que vêm sendo tomadas para enfrentar a grave crise econômica e administrativa do Município. Pelo levantamento, despesas não previstas no orçamento de 2015, queda na arrecadação, atraso e redução de recursos federais e estaduais e o uso de receitas, sem o devido planejamento, são os principais fatores que comprometeram a saúde financeira dos cofres públicos.

Ela informou ainda que a folha de pagamento já ultrapassou o limite de 54% de gastos permitidos com pessoal, conforme previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. No final da reunião, a secretária de Controle Interno anunciou a liberação de mais uma parcela do pagamento dos inativos para esta quarta-feira, 18.

Presente a reunião, a presidente do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), Suely Pires, elogiou a iniciativa da Pefeitura de tornar transparentes as contas do executivo. 'Acho louvável essa atitude do prefeito em mostrar a verdade. Não adianta esconder nada, uma vez que quem mais sente os efeitos dessa crise é o funcionário', declarou Suely, relatando também que a dívida da Prefeitura com o Tereprev começou em 2001, quando a instituição foi criada oficialmente, e que desde então os problemas vêm se arrastando.

A aposentada sugeriu ainda a formação de uma comissão para maior participação dos inativos nos conselhos administrativo e fiscal da entidade. “Temos que participar mais dos assuntos que nos interessam. Só assim podemos conseguir soluções”, finalizou.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui